O QUE FAZEMOS
O CSST actua no domínio da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, nomeadamente, nas seguintes
áreas:
• Segurança no Trabalho;
• Higiene no Trabalho;
• Saúde no Trabalho;
• Formação sobre SHST;
• Certificação em SHST.
A Missão do CSST implica que as suas acções, em especial, na área da Segurança e Higiene no
Trabalho, assentem numa forte componente informativa e formativa, pois é um processo construtivo que
visa a mudança de atitudes e comportamentos do empregador e trabalhador no ambiente laboral.
As actividades prestadas na área da Segurança no Trabalho visam a prevenção de acidentes de trabalho
e as realizadas pela área da Higiene do Trabalho (as que envolvem medições com instrumentação
adequada) têm a finalidade de prevenir as doenças profissionais.
As intervenções no âmbito da Saúde no Trabalho, envolvem fundamentalmente acções de vigilância e
controlo da saúde dos trabalhadores, as quais englobam as consultas de medicina do trabalho e
respectivos meios complementares de diagnósticos (os chamados exames médicos). Os exames de
saúde no trabalho deverão ser efectuados de acordo com a exposição a contaminantes que cada
trabalhador está sujeito no seu posto de trabalho ou à forma de organização deste.
A especialidade da formação é definida em função das necessidades diagnosticadas nas empresas. O
CSST redigiu um Plano de Formação para permitir a criação de um quadro de formação de pessoal
técnico devidamente certificado na área de SHST, visando o objectivo de atingir padrões de qualidade
(recomendados pela OIT).
Outra das responsabilidades do CSST é a certificação dos serviços no domínio da segurança, higiene e saúde no trabalho no sentido de garantir que a prestação destes serviços no âmbito da SHST apenas seja executada por empresas certificadas pelo CSST e com quadros de pessoal devidamente habilitado e também certificado para o efeito.